Mundo dos Recados


segunda-feira, 2 de março de 2009

Juventude e prostituição

A força e o ânimo da juventude é algo admirável! Ciente disso e com uma predileção especial pelos jovens, já dizia João Paulo II:
Jovens, vocês podem mudar o mundo...
Por outro lado são afoitos, querem resolver tudo de imediato, achando que os problemas do mundo podem ser solucionados num estalar de dedos.
É comum vermos jovens cheios de vida, mas que ainda não amadureceram, aliás, para determinados assuntos se consideram senhores da verdade, mas em outros, agem como se não tivessem qualquer responsabilidade sobre seus atos. Vocês entenderão ao longo da matéria onde quero chegar com minhas palavras.
Hoje em dia não é difícil encontrarmos jovens, tanto homens como mulheres, de qualquer classe social, se lançando na prostituição com a justificativa de que precisam angariar dinheiro para atender suas supostas necessidades, alegando que o sustento de seus pais não é suficiente.
Infelizmente, na grande maioria das vezes a raiz do problema está na criação, quando os pais superprotegem seus filhos e filhas dando-lhes, com merecimento ou não, tudo o que desejam, o famoso ?paparico?, que na verdade não constrói filhos e filhas responsáveis, mas inconseqüentes. Num futuro bem próximo veremos o resultado de tal comportamento que corrompeu a estrutura educacional da criação dos filhos. Com afã de querer e até precisar ganhar dinheiro muitos pais descuidam da educação de seus filhos, algo que a meu ver é letal. Nossos filhos precisam crescer cheios de força, de muito ânimo, mas cientes de suas responsabilidades e de que precisam responder por seus atos, caso contrário, teremos, em breve, uma nação de homens e mulheres irresponsáveis e inconseqüentes, que não chegarão muito longe. Com essas poucas palavras quero clarear a idéia de que a educação e o futuro dos filhos é responsabilidade principalmente dos pais, os primeiros educadores.
Lembro-me de que quando eu e meus irmãos éramos crianças e precisávamos fazer por onde, ou seja, nos esforçarmos para ganhar algo. Não é difícil relembrar fatos como no Natal, onde desejávamos ganhar uma bicicleta e precisávamos ter passado de ano no colégio para merecer tal prêmio; sem contar que em casa o comportamento deveria ser exemplar. Atualmente, vejo pais que dão tudo a seus filhos, com ou sem merecimento; sem falar que não é preciso uma data apropriada para ganhá-los. Pagamos o alto preço da modernidade que nos conduz ao consumismo absoluto, desenfreado, e a um pensamento antropocêntrico, onde somos o centro das atenções e tudo precisa girar ao nosso redor. Tente imaginar o resultado de tudo isso na cabeça de um jovem impetuoso, cheio de anseios... Ele precisa entender que o mundo não gira em torno dele e que ele não é e nem deve ser o centro das atenções, mas que os seus olhos precisam estar voltados para Deus, pois este, sim, deve ser o centro das nossas atenções.
Acredite, tudo pode ser diferente! O seu filho ou sua filha, um jovem cheio de força, de ânimo e sabendo de suas responsabilidades construirá uma nação com um futuro muito melhor e cada vez mais próxima de Deus.

0 comentários: