Mundo dos Recados


terça-feira, 3 de março de 2009

As tentações





Para quem ama a Jesus Cristo não há sofrimento pior que as tentações. Todos os outros sofrimentos o estimulam a se unir mais com Deus, quando aceitos com generosidade. As tentações, porém , impelem a pecar, a separar-se de Jesus Cristo e, por isso, são muito mais amargas do que todos os outros sofrimentos. É preciso, porém, notar que todas as tentações, que impelem para o mal, não veem de Deus, mas do demônio ou das más inclinações. Deus é incapaz de tentar para o mal, e Ele não tenta ninguém.( Tg 1,13 ).
Quando uma alma goza da presença amorosa de Deus, todas as dores, os desprezos e os maus tratos, em vez de afligirem, consolam, pois são motivos para oferecer a Deus alguma prova de seu amor. É lenha que ateia mais fogo. Mas o ver-se tentado a perder a graça de Deus ou o sentir o temor na desolação de já tê-la perdido, são esses os sofrimentos mais amargos para quem ama a Jesus Cristo. Mas o próprio amor a Deus lhe dá forças para sofrer com paciência e continuar no caminho da perfeição. E quanto progride as almas no caminho da perfeição com essas provas, que Deus costuma exigir-lhes de seu amor!

Deus é fiel e não permitirá que sejais tentado acima de vossas forças! Quem resiste as tentações não perde nada, mas tira delas grande proveito, por isso o Senhor muitas vezes permite tentações às almas mais escolhidas para que adquiram maiores méritos neste mundo e mais glória no céu.
Nem por isso devemos desejar as tentações. Pelo contrário, devemos pedir sempre a Deus que nos livre delas, especialmente daquelas nas quais Deus vê que seremos vencidos. É justamente isso que pedimos no Pai Nosso...

Entrega-te a Deus e não temas, porque, se Ele te coloca na luta, certamente não te deixará sozinho para que caias. ( Sto Agostinho, Confissões )



Fonte: Livro, A prática do amor a Jesus Cristo
S. Afonso de Ligório

0 comentários: